A Teologia do Direito Matrimonial nas Alocuções de Bento XVI ao Tribunal da Rota romano

Contenuto principale dell'articolo

Denilson Geraldo

Abstract

O discurso do Pontífice à Rota Romana abre a cada ano os trabalhos deste Tribunal Apostólico e é aguardado com expectativa pelos envolvidos na ação judiciária da Igreja, tornando-se uma referência para todos os tribunais eclesiásticos. Bento XVI reflete sobre a família na perspectiva jurídica, mas fundamenta seu pensamento na teologia e na filosofia com abertura para a antropologia. Dividido em três grupos, o artigo tem a finalidade de expor o pensamento de Bento XVI sobre a ação dos tribunais e a direta contribuição que exercem sobre a teologia do matrimônio, considera a questão da hermenêutica canônica na mesma linha da reflexão teológica sobre a hermenêutica de continuidade que marcou o Concílio Vaticano II e reconhece a família como uma instituição divina e inscrita na natureza humana. A metodologia utilizada foi o contato direto com os textos publicados no periódico semanal da Santa Sé e a conclusão do trabalho é que Bento XVI elabora uma teologia do direito matrimonial aberta ao diálogo, aos desafios da cultura atual, alicerçada na natureza humana e no sacramento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Dettagli dell'articolo

Come citare
GERALDO, Denilson. A Teologia do Direito Matrimonial nas Alocuções de Bento XVI ao Tribunal da Rota romano. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 38, p. 1103–1121, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n38p1103. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n38p1103. Acesso em: 9 ago. 2025.
Sezione
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia autore

Denilson Geraldo, Pontifícia Universidade de São Paulo

Professor do programa de pós-graduação da PUC-SP, Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, integra a Sociedade Brasileira de Canonistas. Autor dos livros Metodologia Jurídica Canônica (Santuário, 2010), O Processo de Admissão à Vida Consagrada (Biblos, 2010) e A vida consagrada no Código de Direito Canônico (2012).