Tudo que é humano ressoa no coração da fé: discernir a missão universitária à luz dos sinais dos tempos

Contenido principal del artículo

Pedro Rubens

Resumen

O Concílio Vaticano II evidenciou a importância de discernir os “sinais dos tempos” para definir a missão cristã no seio do mundo e para exercer o próprio labor teológico. Ao celebrarmos, em 2015, o cinquentenário do concílio Vaticano II e da declaração Gravissimum educationis, bem como o vigésimo quinto aniversário da Constituição Apostólica Ex corde Ecclesiae, uma tarefa importante recai sobre a teologia fundamental, a saber: como discernir e redefinir a missão das universidades católicas no seio das novas situações humanas? Na presente reflexão, a título de exercício, proponho três passos para um discernimento teológico, que só pode ser feito por cada comunidade acadêmica: primeiro, identificar alguns grandes apelos na realidade paradoxal que caracteriza o tempo atual; segundo, redefinir a missão própria de uma universidade católica à luz de uma releitura da constituição apostólica Ex corde Ecclesiae; terceiro, a partir da perspectiva lançada pelo concílio, reafirmar a centralidade do Evangelho, fonte da fé e da teologia, como critério último de todo discernimento. E, à guisa de conclusão aberta, destacaremos alguns pontos fundamentais para a missão de uma universidade católica na contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
RUBENS, Pedro. Tudo que é humano ressoa no coração da fé: discernir a missão universitária à luz dos sinais dos tempos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 13, n. 40, p. 2115–2136, 2015. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2015v13n40p2115. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n40p2115. Acesso em: 3 sep. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografía del autor/a

Pedro Rubens, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Teologia pelo Centre Sèvres, Facultés Jésuites de Paris, fez sua graduação em Filosofia na FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte (1985-1987) e revalidou na Universidade Católica de Pernambuco (1989); graduação em Teologia na FAJE (1993); mestrado (1996) e doutorado em Teologia (2001), ambos nas Facultés Jésuites de Paris, Centre Sèvres, Paris. De 2002-2005, foi professor de Teologia Fundamental na FAJE, participando igualmente do programa de pós-graduação, mestrado e doutorado. Desde 2006, é reitor da Universidade Católica de Pernambuco; foi eleito presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC, 2012-) e, em 2013, presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC). É professor de teologia, atuando na Unicap no mestrado em Ciências da Religião (2006-2014) e, a partir de 2014, no Mestrado de Teologia (Unicap). Tem formação e experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: discernimento teológico, fé cristã e religiosidade popular, teologia contextual latino-americana, método teológico, hermenêutica filosófica e teológica