Linguagem, memória e religião no pensamento de Maurice Halbwachs

Contenido principal del artículo

Dario Paulo Barrera Rivera

Resumen

Na obra de Maurice Halbwachs, pensador das primeiras décadas do século XX, se encontra uma reflexão sobre a relação entre linguagem e memória. Trata-se de uma reflexão precoce, pois acontece numa época bem anterior ao desenvolvimento da filosofia da linguagem e à “virada linguística”. Esse artigo apresenta a forma como Halbwachs entendia a relação entre linguagem e memória. O pensamento de Maurice Halbwachs é ainda pouco conhecido no campo dos estudos de religião na América Latina. Seus estudos pioneiros sobre a memória social e a memória religiosa foram retomados na França só no final do século XX. Os estudiosos do pensamento de Halbwachs e os estudiosos da religião tem prestado pouca atenção à forma como ele entendia a relação entre linguagem, memória e religião. A linguagem, o tempo e o espaço, são revisados neste texto como quadros sociais que dão suporte à memória coletiva. Destacamos na análise do tema proposto as caraterísticas da memória coletiva religiosa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
RIVERA, Dario Paulo Barrera. Linguagem, memória e religião no pensamento de Maurice Halbwachs. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1177, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p1177. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1177. Acesso em: 14 ago. 2025.
Sección
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografía del autor/a

Dario Paulo Barrera Rivera, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Possui graduação em Ciencias de la Religión - Universidad Nacional de Heredia (1987), Mestrado em Estudos Latino-americanos na Faculdade de Filosofia y Letras da - Universidad Nacional de Heredia (1990) e Doutorado em Ciências Sociais e Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1999). Entre os anos de 1997 e 1998 fez estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris e entre 1999 e 2002 realizou pesquisa de pós-doutorado com financiamento da FAPESP. Atualmente é professor titular e Pesquisador da Universidade Metodista de São Paulo no Programa de Pós-gradução em Ciências da Religião na área de concentração em Ciências Sociais e Religião e também professor da graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Tem experiência na docencia e pesquisa na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia dos Protestantismos, atuando principalmente nos seguintes temas: modernidade, cultura, américa latina, periferia urbana, pentecostalismos e protestantismos. É Pesquisador da FAPESP e Coordena o Grupo de Pesquisa Religião e Periferia na América Latina (REPAL). Participa regularmente de Congressos Nacionais e Internacionais e é socio da Société Internacional de Sociologie des Religions, da Associação de Cientistas Sociais da Religião do Cone Sul e da Associação Brasileira de História das religiões.