Religião, sexualidade e família: o caso em que um dos parceiros é soropositivo para o HIV

Conteúdo do artigo principal

Carolina Teles Lemos
Clóvis Ecco

Resumo

Analisa-se a relação entre religião, sexualidade e família de pessoas soropositivas para o HIV. O objetivo foi verificar a repercussão da constatação de que um dos (ou ambos) cônjuges é portador do HIV, nas representações e na configuração de suas famílias, tendo por base um possível ideário religioso subjacente às identidades de gênero masculina e feminina, bem como das formas de exercício da sexualidade que tal identidade de gênero comporta. Realizou-se uma pesquisa qualitativa. Os participantes foram mulheres e homens que vivem ou viveram maritalmente, podendo essa relação se dar ou ter se dado entre pessoas do sexo oposto ou pessoas do mesmo sexo, selecionados em uma instituição de apoio a soropositivos e a seus familiares. Todos os participantes soropositivos da referida instituição foram convidados a responder um questionário composto por nove perguntas abertas relacionadas à temática em foco. A análise dos dados permitiu a percepção de que embora haja uma forte incidência do ideário religioso sobre família e sexualidade para aquela população, o foco principal desse ideário não está nas representações das configurações de família, e sim enquanto elemento desencadeador de preconceito em relação ao soropositivo tanto no espaço familiar quanto para além dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
LEMOS, Carolina Teles; ECCO, Clóvis. Religião, sexualidade e família: o caso em que um dos parceiros é soropositivo para o HIV. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 568–588, 2014. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p568. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p568. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Carolina Teles Lemos, PUCGoiás

Doutora em Ciências da Religião, pela UMESP;Professora no Programa de Pós-Graduação em ciências da Religião da PUC Goiás (disciplinas: Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião, Fenômeno Religioso, Religião e Transformações da Intimidade)

Clóvis Ecco, FACUNICAMPS

Doutor em Ciências da Religião (PUC Goiás). Professor do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências da Religião d PUC Goiás.