As memórias da capelania militar e o Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro: história, (in)tolerância e chefia castrense

Contenu principal de l'article

Leandro Seawright Alonso

Résumé

Neste artigo, problematizei as memórias do capelão luterano Elio Eugênio Müller, a sua história de vida e parte da história militar do Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro, SAREx, entre os anos de 1998 e 1999. Desde o serviço militar obrigatório no ano do golpe civil-militar de 1964, Müller tornou-se inclinado ao exercício da capelania militar no Exército Brasileiro. Em 1983, Müller ingressou na capelania militar e vivenciou situações de tensão dentro da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB. Anticomunismo, guerrilha do Araguaia, “tolerância religiosa”, intolerância à homossexualidade entre capelães militares e o contexto da ascensão de Müller à chefia do SAREx são temas suscitados no presente artigo. Utilizo-me de documentos inéditos colocados ao lado da historiografia e de uma entrevista de história oral. Realizei discussões na perspectiva da escuta em história oral desde a memória de “expressão oral” do narrador que, com liames ousados, atravessa a “memória institucional” do Exército Brasileiro; tanto assim, que a história oral de vida ganhou dimensões produtivas no escopo do presente artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
ALONSO, Leandro Seawright. As memórias da capelania militar e o Serviço de Assistência Religiosa do Exército Brasileiro: história, (in)tolerância e chefia castrense. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1589–1618, 2016. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2016v14n44p1589. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2016v14n44p1589. Acesso em: 12 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biographie de l'auteur-e

Leandro Seawright Alonso, Pesquisador do Número de Estudos em História Oral - NEHO/USP. Faculdade Sumaré.

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Foi pesquisador da Comissão Nacional da Verdade, CNV.