Medellín: história, símbolo e atualidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta uma visão panorâmica dos documentos da Conferência dos Bispos latino-americanos, realizada em Medellín, no ano de 1968. Inicialmente, distingue o Medellín histórico do Medellín simbólico. A seguir, recorda como a Assembleia foi bem preparada e se realizou de forma participativa. Então, demonstra a relação de continuidade com o Vaticano II. De outro lado, Medellín não foi uma mera aplicação do Concílio, mas sim uma recepção criativa. No núcleo do artigo, demonstra-se como o método VER-JULGAR-AGIR foi utilizado nos vários documentos de Medellín, alocados em três eixos: promoção humana, evangelização e crescimento da fé, Igreja visível e suas estruturas. Por fim, ele se detém em dois documentos: Pobreza na Igreja e Liturgia. Encerra-se com algumas conclusões abertas, de caráter pastoral.
Downloads
Detalhes do artigo
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.