A Pentecostalização de Povos Tradicionais na Amazônia: aspectos conceituais para uma antropologia de identidades religiosas

Conteúdo do artigo principal

Donizete Rodrigues
Manoel Ribeiro de Moraes Júnior

Resumo

Este artigo é um trabalho de enquadramento conceitual, que suporta pesquisas etnográficas que enfocam a presença e a dinâmica religiosa do protestantismo-pentecostalismo na Amazônia. A hipótese que estofa epistemologicamente este texto - e os projetos antropológicos já em andamento e futuros - formula a ideia de que o aspecto étnico-cultural “caboclo”, como ‘tipo ideal’ (no sentido weberiano), é um factor crucial nas dinâmicas evangélicas nesta região. Esta construção conceptual está presente, entre outros, em teóricos como Eduardo Galvão, Heraldo Maués, Angélica Mota Maués e João de Paes Loureiro – estudiosos da cultura amazônica. O objetivo é estudar as dinâmicas históricas e registrar, etnograficamente, as manifestações de movimentos missionários, de igrejas (neo)pentecostais e também de grupos menos institucionalizados, materializadas no forte processo de conversão e evangelização de comunidades tradicionais (indígenas, ribeirinhos, caboclos e populações peri-urbanas). O foco é analisar o impacto destas expressões religiosas em diversos tipos de grupos socioculturais amazónicos e de que forma estas comunidades, agora convertidas, ressignificam, criam e desenvolvem novas expressões do sagrado, formando o que estamos a denominar de ‘pentecostalismo caboclo’.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RODRIGUES, Donizete; DE MORAES JÚNIOR, Manoel Ribeiro. A Pentecostalização de Povos Tradicionais na Amazônia: aspectos conceituais para uma antropologia de identidades religiosas. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 50, p. 900–918, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n50p900-918. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n50p900. Acesso em: 13 ago. 2025.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

Donizete Rodrigues, Universidade da Beira Interior (Portugal) Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UNL).

Mestre em Antropologia social pela Universidade de São Paulo (USP) - onde foi docente entre 1986 e 1992 - e doutorado em Antropologia social pela Universidade de Coimbra (Portugal). Atualmente, é Professor Associado com Agregação (Livre-Docência) do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior – onde foi diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (2007-2000) - e Investigador-sénior do Center for Research in Anthropology (CRIA-Lisboa). Foi Professor Titular convidado (1995-2011) do programa de Doutoramento em Sociologia e Antropologia da Universidade de Salamanca (Espanha) e Professor-visitante em várias universidades estrangeiras (Espanha, Inglaterra, França, Suécia, Itália, Roménia, Índia, Brasil, Canadá, Japão, Letónia, Polónia, Croácia e Lituânia). Foi Visiting-Fellow (2000-2001) e Erasmus-Fellow (2002-2005) no Departamento de Sociologia da Universidade de Bristol (Inglaterra) e Visiting-Fellow (2009-2010) na Columbia University (New York, EUA) e Associate researcher (2011-2013) do Center for the Study of Latin American Pentecostalism/University of Southern California (Los Angeles, EUA).

Fez parte do grupo de trabalho da Oxford University que editou a Encyclopedia of New Religious Movements, onde colaborou com vários artigos. Para além de capítulos de livros (Indiana University Press, Ashgate) e artigos publicados em revistas estrangeiras, do conjunto das suas obras destacam-se vários livros (em português e inglês) na área da Antropologia/Sociologia da religião: Deus, o Demónio e o Homem: o fenómeno Igreja Universal do Reino de Deus (1999); The Religious Phenomenon: an inter-disciplinary approach (2000); The God of the New Millennium: An Introduction to the Sociology of Religion (2002); O Terreiro das Bruxas: o religioso no maravilhoso popular (2004); Em Nome de Deus: a religião na sociedade contemporânea (2004); Sociologia da Religião: uma introdução (2007); O Que é Religião? A visão das ciências sociais (2013); Jesus in Sacred Gotham: Brazilian Immigrants and Pentecostalism in New York City (2014); Transnacionalização Religiosa. religiões em movimento (2015); O Evangélico Imigrante: o pentecostalismo brasileiro salvando a América (2016).