Contribuição da teoria de Bakhtin ao estudo das linguagens da religião

Contenu principal de l'article

Antonio Carlos de Melo Magalhães

Résumé

O artigo, em diálogo com conceitos da teoria de Bakhtin, propõe uma leitura da religião como infinitude de possibilidades. Ao recorrer aos conceitos de dialogismo, polifonia e não-finalizibilidade, o artigo estabelece uma crítica a teorias reducionistas das linguagens da religião. A perspectiva advinda da teoria bakhtiniana abre horizontes para  leituras  das  linguagens  da religião  que  destacam  o caos-mundo como lugar das experiências  religiosas, caracterizadas pela inventividade (poiésis) e eventividade (situacionalidade), originando  singularidades  nas  linguagens  da religião  nem  sempre contempladas  por teorias mais reducionistas.  Dialogismo como teoria da cultura e filosofia da vida, polifonia como teoria do romance das personagens de Dostoiévski e não-finalizibilidade como teoria da história formam o referencial teórico de uma interpretação que entende as linguagens da religião em seus processos, devires e bricolagens.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
MAGALHÃES, Antonio Carlos de Melo. Contribuição da teoria de Bakhtin ao estudo das linguagens da religião. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, Belo Horizonte, v. 16, n. 51, p. 1023, 2018. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2018v16n51p1023. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/horizonte/article/view/P.2175-5841.2018v16n51p1023. Acesso em: 14 août. 2025.
Rubrique
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biographie de l'auteur-e

Antonio Carlos de Melo Magalhães, UEPB

Doutorado em Teologia - Universitat Hamburg (1991), revalidado no Brasil como doutor em Ciências da Religião. Foi docente da Universidade de Hamburgo, na Faculdade de Teologia e no Departamento de Estudos Brasileiros, de 1991 a 1994. Em seguida foi professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, na Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, sendo seu diretor até dezembro de 2007, e na Faculdade de Teologia. Tem publicações na área de Teologia e Ciências da Religião, com ênfase em Religião e Literatura, Teologia e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e o estudo da religião; cultura e religião, religião no Brasil, experiência religiosa e literatura latino-americana, as formas literárias da filosofia. Além disto tem desenvolvido estudos sobre o papel do monoteísmo judaico e cristão na civilização e na literatura ocidental. Desde agosto de 2007 é professor da Universidade Estadual da Paraíba, primeiramente como visitante e desde janeiro de 2008 como efetivo, onde atua no Mestrado em Literatura e Interculturalidade, sendo seu atual Coordenador Adjunto, e no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais.