La Casa Digital:

Reality show como estratégia de vendas de um mundo plataformizado

  • Gustavo Padovani UNICAMP
Palavras-chave: plataformização, mundos, infoprodutos, mídia

Resumo

O presente artigo aborda o reality show La Casa Digital, apresentado por Pablo Marçal, como um produto das transformações no cenário comunicacional e socioeconômico devido ao fenômeno da plataformização. Ao utilizar uma metodologia de estudos de plataforma, o trabalho busca analisar a estrutura da plataforma (física e digital), o mundo simbólico (narrativas e conteúdos), o modelo de negócio (produtos e receitas) e as estratégias de interação (engajamento e ação dos usuários) para traçar uma cartografia desse fenômeno comunicacional. Como resultado, o artigo demonstra como as estratégias de rede contemporâneas para vendas de infoprodutos estão sendo moldadas pela plataformização e criação de mundos nos novos arranjos do capitalismo.

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Biografia do Autor

Gustavo Padovani, UNICAMP

Mestre em Imagem e Som (UFSCar) e doutorando em Multimeios na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), guspado@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/2674652563269825
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Publicado
18-12-2023
Como Citar
PADOVANI, G. La Casa Digital: . Dispositiva, v. 12, n. 22, p. 91-115, 18 dez. 2023.