v. 12 n. 22 (2023): Revista Dispositiva (jul/dez)

					Visualizar v. 12 n. 22 (2023): Revista Dispositiva (jul/dez)

Dispositiva – Revista Interinstitucional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG apresenta em seu vol. 12, n° 22, uma edição com 17 artigos de tema livre, uma tradução, uma entrevista e uma resenha. Boa leitura!

Publicado: 18-12-2023

EDITORIAL

  • Editorial Fechando o intenso e produtivo ano de 2023

    Carlos d'Andréa, Pablo Moreno Fernandes, Verônica Soares da Costa, Silvana Seabra
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p1-5

TRADUÇÃO

  • Epistemologias de dados, colonialidade do poder e resistência

    Paola Ricaurte
    6-26
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p6-26

ARTIGOS DE TEMA LIVRE

  • O empreendedorismo como performance

    Jean-Luc Moriceau, Isabela Paes, Géraldine Guérillot, Madeleine Besson, Marie Bia Figueiredo
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p27-44
  • Selfie influencer: Um novo modelo de subjetividade neoliberal nas práticas da comunicação digital

    Anna Bentes
    45-67
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p45-67
  • Camilla de Lucas no Instagram: Reflexões críticas sobre a influenciadora digital negra a partir da constelação de Benjamin

    Irina Coelho Monte
    68-90
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p68-90
  • La Casa Digital: Reality show como estratégia de vendas de um mundo plataformizado

    Gustavo Padovani
    91-115
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p91-115
  • “Só os irresponsáveis chegam ao topo”: Narrativas de coaches motivacionais nas redes e o caso Pico dos Marins

    Milena de Azeredo Pacheco Venancio
    116-135
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p116-135
  • Mitologias do consumo no quadro Comprar é bom, levar é melhor!

    Deivison Brito Nogueira
    136-153
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p136-153
  • Neoliberalismo, precarização do trabalho e sentimento de liberdade em "Estou me guardando para quando o carnaval chegar"

    Marcela Borges Paterlini, Denise Figueiredo Barros do Prado
    154-170
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p154-170
  • A palestinização do mundo: Identidade, território, violência e globalização em O paraíso deve ser aqui

    Juliana Carvalho, Cláudio Rodrigues Coração
    171-188
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p171-188
  • Um só, três filmes: Produção de sentido entre episódios da "Trilogia das Cores", de Krzysztof Kieślowski

    João Fabricio Flores da Cunha
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p189-201
  • TV Padre Cícero: A trajetória da primeira experiência com nome de televisão em Juazeiro do Norte (CE)

    José Jullian Gomes de Souza
    202-219
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p202-219
  • Eventos estratégicos, visibilidade e algoritmos: Influenciadores digitais e a criação de conteúdo

    Carlise Schneider Rudnicki, Caio Motta
    220-231
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p220-231
  • Acessibilidade e pessoas com deficiência: Análise da cobertura do portal G1

    Samara Wobeto, Viviane Borelli, Luan M. Romero
    232-249
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p232-249
  • Em busca das características de Tom Wolfe em textos do Novo Jornalismo

    Marcos Antônio Zibordi
    250-268
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p250-268
  • Um bando de lobos solitários: Uma análise dos memes de mentalidade Sigma na machosfera do Instagram brasileiro

    Thiago Costa
    269-290
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p269-290
  • Cabe a cultura Ballroom em pixels? Enquadrando um movimento de resistências na tela de um smartphone

    Samuel Rubens
    291-312
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p291-312
  • Uma gincana para conversar sobre gênero e mídia com crianças

    Fábio Hansen, Luiza Guimarães
    313-335
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p313-335
  • Tendências das pesquisas sobre masculinidades em publicidade e consumos em revistas científicas nacionais (2004-2022)

    André Peruzzo, Bruno Pompeu, Clotilde Perez
    336-354
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p336-354

ENTREVISTA

  • Novas tendências e discussões da perspectiva crítica na comunicação organizacional

    Guilherme Pedrosa Quintela, Samuel Mensah Noi
    355-367
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p355-367

RESENHA

  • Há limites para o consumo?

    Thais Oliveira
    368-372
    DOI: https://doi.org/10.5752/P.2237-9967.2023v12n22p368-372