Marcas do esporte boxe feminino midiatizado

Análise a partir de Untold – deal with the devil

Palavras-chave: Boxe feminino, Esporte midiatizado, Mídia esportiva, Documentário

Resumo

Como instância produtora de sentidos e de práticas sociais, a mídia tem se tornado cada vez mais alicerçada em relações de saber, poder e subjetividade. Nesse ínterim, o audiovisual, como elemento constitutivo do sistema midiático, aciona sentidos por meio de narrativas mobilizadoras de atenção, como as de atletas do esporte. Considerando estas questões, temos como objetivo, neste artigo, analisar a construção de significados em torno de um episódio da série documental Untold (2021), produzida pela Netflix. Para isso, após extrairmos interpretações sobre os enredos esportivos, articulamos discussões de gênero e midiatização sobre boxe feminino para pensar as dinâmicas de transmissão da modalidade observadas no documentário. Como base teórica, são utilizados autores que debatem a relação entre a comunicação midiática e gênero no esporte, a fim de situar as narrativas na produção dessas reflexões.

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Biografia do Autor

Vivianne Azevedo Gomes Limeira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Integrante do Laboratório sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer – Oricolé/UFMG.

Geilson Fernandes de Oliveira , Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Estudos da Mídia pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEM/UFRN). Docente do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado
21-06-2024
Como Citar
LIMEIRA, V. A. G.; OLIVEIRA , G. F. DE. Marcas do esporte boxe feminino midiatizado. Dispositiva, v. 13, n. 23, p. 132-149, 21 jun. 2024.
Seção
DOSSIÊ Mídia, gênero e esporte na comunicação