Chamada de Dossiê - Debates e desafios do G20: reflexões a partir da Economia Política Internacional
O Brasil assume pela primeira vez a presidência do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo e a União Europeia e que recebe de forma inédita a União Africana. Conjuntamente, o grupo possui 85% do PIB mundial, 75% do comércio internacional e ⅔ da população mundial. Estabelecido em 1999 em respósta a uma série de crises econômicas internacionais, o G-20 inicialmente focou suas discussões em questões macroeconômicas mais amplas. Com o tempo, no entanto, expandiu a sua agenda para abranger outros eixos temáticos.
O momento em que estamos, de sobreposição de crises, é oportuno para refletirmos sobre o papel, a importância e as limitações deste fórum na produção de respostas a problemas globais. A presidência brasileira até novembro de 2024 lança luz, por sua vez, sobre temas e agendas de cooperação essenciais para pensarmos o futuro e as possibilidades de desenvolvimento sustentável, destacando a urgência do combate à fome, pobreza, as desigualdades globais e uma transição ecológica inclusiva. Estes fatores, por sua vez, se associam à necessidade de refletir e pensar reformas nos mecanismos de governança global. Nesse sentido, o campo da economia política internacional ajuda a compor o quadro de análises e interpretações sobre o grupo e sobre a realidade política e econômica internacional. Logo, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para esta chamada que versem sobre:
- Debates críticos sobre a representatividade, legitimidade e eficácia do grupo.
- Discussões sobre o papel das economias emergentes na governança internacional.
- Sobre o papel do Brasil e a política externa brasileira no debate sobre a reforma da governança global.
- Análise crítica das principais realizações do G20 ao longo dos anos.
- Debates sobre caminhos para o fortalecimento do papel do grupo na governança global.
- Explorar os eixos temáticos da agenda de atuação do G20.
Para acessar as diretrizes para autores e autoras sobre a submissão, clique aqui. No ato da submissão, marcar a seção Debates e desafios do G20: reflexões a partir da Economia Política Internacional.
Prazo para submissão de artigos: 15 de julho de 2024 (previsão de publicação em dezembro).