A LEITURA POPULAR DA BÍBLIA E SEU IMPACTO NA RENOVAÇÃO DA CATEQUESE NA AMÉRICA LATINA

Conteúdo do artigo principal

Solange Maria Carmo
João Ferreira Júnior

Resumo

Apropriando-se das intuições do Vaticano II, Medellín assumiu o princípio de unidade entre a história da salvação e a história humana (fé e vida), o que possibilitou um olhar diferenciado sobre as realidades de pobreza dos povos da América-Latina. A partir dos pobres, um novo modo de ler a bíblia veio à luz, a leitura popular da bíblia, e através dele um outro jeito de fazer catequese. Duas mudanças importantes foram sentidas: no campo pedagógico e no campo do conteúdo. A pedagogia do ensinamento, que considerava o catequizando como uma tábula rasa, foi substituída pela pedagogia da aprendizagem, que passou a assumir o catequizando como protagonista do ato catequético. O conteúdo dos encontros, antes focado na doutrina, cedeu lugar para a realidade histórica do catequizando. Mais que aprender conteúdos, tornou-se importante ler a vida sob a ótica da fé, assumindo seus desafios e pelejas, para transformá-la pela força do Deus libertador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARMO, Solange Maria; FERREIRA JÚNIOR, João. A LEITURA POPULAR DA BÍBLIA E SEU IMPACTO NA RENOVAÇÃO DA CATEQUESE NA AMÉRICA LATINA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 13, n. 24, p. 436–445, 2018. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2018v13n24p436-445. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/17246. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Solange Maria Carmo, PUC-Minas

Graduada em teologia (FAJE-BH), licenciada em filosofia (PUC-MInas), mestre em teologia (FAJE), doutora em teologia (FAJE), professora da pUC-MInas e do ISTA

João Ferreira Júnior, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).