SACERDÓCIO INSTITUÍDO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proposta deste breve ensaio é analisar a questão sacerdotal, em primeiro lugar, na perspectiva da sociologia da religião, e em seguida abordar a temática sacerdotal presente no texto de Hb 4,14-16. Toda experiência religiosa tem em si um corpo sacerdotal definido, seja ele exclusivo por uma hierarquia instituída, ou colegiado entre todos os membros de determinada denominação. O Sacerdócio, segundo a perspectiva sociológica, caracteriza-se pela ação de uma pessoa em favor dos membros da comunidade religiosa. Nesse caso, o sacerdote é aquele profissional que lida com a administração do sagrado no campo religioso. Porém faz-se necessário distinguir que tipo específico de profissional é o sacerdote, porque também o mago, o profeta, o líder carismático, o adivinho manipulam o sagrado em favor daqueles que buscam, de alguma forma, o auxílio desses profissionais.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
ARAÚJO, Eleno Marques de. SACERDÓCIO INSTITUÍDO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 165–176, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6195. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).