SACERDÓCIO INSTITUÍDO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS
Main Article Content
Abstract
A proposta deste breve ensaio é analisar a questão sacerdotal, em primeiro lugar, na perspectiva da sociologia da religião, e em seguida abordar a temática sacerdotal presente no texto de Hb 4,14-16. Toda experiência religiosa tem em si um corpo sacerdotal definido, seja ele exclusivo por uma hierarquia instituída, ou colegiado entre todos os membros de determinada denominação. O Sacerdócio, segundo a perspectiva sociológica, caracteriza-se pela ação de uma pessoa em favor dos membros da comunidade religiosa. Nesse caso, o sacerdote é aquele profissional que lida com a administração do sagrado no campo religioso. Porém faz-se necessário distinguir que tipo específico de profissional é o sacerdote, porque também o mago, o profeta, o líder carismático, o adivinho manipulam o sagrado em favor daqueles que buscam, de alguma forma, o auxílio desses profissionais.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
ARAÚJO, Eleno Marques de. SACERDÓCIO INSTITUÍDO E OUTRAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 165–176, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6195. Acesso em: 3 oct. 2025.
Section
ARTICLES
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).