A METRÓPOLE E O FUTURO DA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, os autores examinam o tema da Geografia da Religião a partir do prisma da Sociologia, buscando vislumbrar o futuro das religiões no contexto metropolitano. E fazem isso tomando como referência o filtro teórico de Georg Simmel, autor que coloca as metrópoles como expressão capaz de transformar inclusive a psique individual. Os autores também definem a metrópole como “cenário geográfico total”, que substitui o regime de ciclos geoclimáticos por um regime calcado no capitalismo avançado. Observam o perfil das religiões nesse contexto, buscando localizar seu papel
dentro de um panorama civilizatório.
dentro de um panorama civilizatório.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
APOLLONI, Rodrigo Wolff; ANDRADE, Joachim. A METRÓPOLE E O FUTURO DA GEOGRAFIA DA RELIGIÃO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 5, n. 8, p. 79–96, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6441. Acesso em: 30 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ GEOGRAFIA DA RELIGIÃO – nova abordagem (II)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).