ESCOLA E LAICIDADE: O MODELO FRANCÊS

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Marília De Franceschi Neto Domingos

Resumo

A legislação brasileira prevê o Ensino Religioso nas escolas de ensino fundamental. No entanto, os diversos segmentos que compõem nosso universo escolar não conseguiram ainda chegar a um consenso sobre a forma como as religiões devem se introduzir nas escolas. Para aprofundar o assunto é necessário conhecer a experiência de países onde essa discussão já vem acontecendo há mais tempo. O modelo de laicidade francês, tendo
sido o primeiro, é essencial para construção de um referencial para as discussões do tema no Brasil. O presente trabalho pretende, então, fornecer um referencial teórico-histórico com o objetivo de preencher uma lacuna existente, tendo em vista que a maior parte da bibliografia a esse respeito não foi traduzida para o português.

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Como Citar
DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto. ESCOLA E LAICIDADE: O MODELO FRANCÊS. INTERAÇÕES, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 153–167, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6714. Acesso em: 20 mar. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Biografia do Autor

Marília De Franceschi Neto Domingos, PUC Minas

Doutora em Sociologie du Developpement pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), França(
2003). Professora adjunta do Centro de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências
das Religiões – PPGCR, da Universidade Federal da Paraíba, atuando em educação, ensino
religioso, laicidade e ensino profissional.