ESCOLA E LAICIDADE: O MODELO FRANCÊS
Main Article Content
Abstract
A legislação brasileira prevê o Ensino Religioso nas escolas de ensino fundamental. No entanto, os diversos segmentos que compõem nosso universo escolar não conseguiram ainda chegar a um consenso sobre a forma como as religiões devem se introduzir nas escolas. Para aprofundar o assunto é necessário conhecer a experiência de países onde essa discussão já vem acontecendo há mais tempo. O modelo de laicidade francês, tendo
sido o primeiro, é essencial para construção de um referencial para as discussões do tema no Brasil. O presente trabalho pretende, então, fornecer um referencial teórico-histórico com o objetivo de preencher uma lacuna existente, tendo em vista que a maior parte da bibliografia a esse respeito não foi traduzida para o português.
sido o primeiro, é essencial para construção de um referencial para as discussões do tema no Brasil. O presente trabalho pretende, então, fornecer um referencial teórico-histórico com o objetivo de preencher uma lacuna existente, tendo em vista que a maior parte da bibliografia a esse respeito não foi traduzida para o português.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
DOMINGOS, Marília De Franceschi Neto. ESCOLA E LAICIDADE: O MODELO FRANCÊS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 3, n. 4, p. 153–167, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6714. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
DEBATES AND COMMUNICATIONS
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).