OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
KAMIMURA, Ana Lúcia Martins. OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 185–200, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6744. Acesso em: 12 set. 2025.
Seção
Dossiê Educação e contexto
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).