OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL

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Ana Lúcia Martins Kamimura

Resumo

O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse.

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Como Citar
KAMIMURA, Ana Lúcia Martins. OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 185–200, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6744. Acesso em: 12 set. 2025.
Seção
Dossiê Educação e contexto
Biografia do Autor

Ana Lúcia Martins Kamimura, PUC Minas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia; professora de Pesquisa em
Serviço Social no curso de Serviço Social da Faculdade Católica de Uberlândia.