OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL
Main Article Content
Abstract
O presente artigo visa desenvolver uma análise sobre inclusão/exclusão, com o objetivo de compreender os princípios teóricos ou conceituais da Educação Inclusiva nas políticas públicas na contemporaneidade. Observamos que, por se tratar de um binômio, os pares inclusão/exclusão não podem ser pensados de forma antagônica, por sua oposição, já que ambos fazem parte de uma mesma rede de poder. Discutiremos este tema levando em conta os diferentes aspectos sob o qual ele pode ser visto: o econômico- social, o étnico-racial, o de gênero, bem como o das pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isso apresentaremos a abordagem de alguns pensadores e estudiosos sobre o assunto, sobretudo a de Foucault, nosso principal alvo de interesse.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
KAMIMURA, Ana Lúcia Martins. OS PRINCÍPIOS DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO: UMA RELAÇÃO SUTIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 185–200, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6744. Acesso em: 12 sep. 2025.
Section
Dossiê Educação e contexto
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).