SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo pretende fazer uma análise inicial dos conceitos de pluralidade
e diversidade contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Pluralidade Cultural. O princípio seguido para esta reflexão perpassa os conceitos de identidade e cultura. Tais conceitos servem de referencial para sustentar a análise em relação ao documento que, segundo a autora, buscam uma “harmonia” nas definições e termos utilizados. Trabalhando a partir de conceitos e definições, o artigo é finalizado com questionamentos sobre a educação escolar e seu papel de ferramenta mediadora do conflito existente nas relações sociais e humanas.
e diversidade contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Pluralidade Cultural. O princípio seguido para esta reflexão perpassa os conceitos de identidade e cultura. Tais conceitos servem de referencial para sustentar a análise em relação ao documento que, segundo a autora, buscam uma “harmonia” nas definições e termos utilizados. Trabalhando a partir de conceitos e definições, o artigo é finalizado com questionamentos sobre a educação escolar e seu papel de ferramenta mediadora do conflito existente nas relações sociais e humanas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
COIMBRA, Camila Lima. SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 81–94, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6753. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).