SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL

Main Article Content

Camila Lima Coimbra

Abstract

Este artigo pretende fazer uma análise inicial dos conceitos de pluralidade
e diversidade contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Pluralidade Cultural. O princípio seguido para esta reflexão perpassa os conceitos de identidade e cultura. Tais conceitos servem de referencial para sustentar a análise em relação ao documento que, segundo a autora, buscam uma “harmonia” nas definições e termos utilizados. Trabalhando a partir de conceitos e definições, o artigo é finalizado com questionamentos sobre a educação escolar e seu papel de ferramenta mediadora do conflito existente nas relações sociais e humanas.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
COIMBRA, Camila Lima. SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 81–94, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6753. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
ARTICLES
Author Biography

Camila Lima Coimbra, PUC Minas

Professora e coordenadora da disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica dos cursos Normal Superior
e Pedagogia da Faculdade Católica de Uberlândia e doutoranda no Programa de Pós-Graduação
em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.