SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL
Main Article Content
Abstract
Este artigo pretende fazer uma análise inicial dos conceitos de pluralidade
e diversidade contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Pluralidade Cultural. O princípio seguido para esta reflexão perpassa os conceitos de identidade e cultura. Tais conceitos servem de referencial para sustentar a análise em relação ao documento que, segundo a autora, buscam uma “harmonia” nas definições e termos utilizados. Trabalhando a partir de conceitos e definições, o artigo é finalizado com questionamentos sobre a educação escolar e seu papel de ferramenta mediadora do conflito existente nas relações sociais e humanas.
e diversidade contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Pluralidade Cultural. O princípio seguido para esta reflexão perpassa os conceitos de identidade e cultura. Tais conceitos servem de referencial para sustentar a análise em relação ao documento que, segundo a autora, buscam uma “harmonia” nas definições e termos utilizados. Trabalhando a partir de conceitos e definições, o artigo é finalizado com questionamentos sobre a educação escolar e seu papel de ferramenta mediadora do conflito existente nas relações sociais e humanas.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
COIMBRA, Camila Lima. SOMOS O QUE DEVEMOS SER? UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS DE PLURALIDADE E DIVERSIDADE NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS SOBRE A PLURALIDADE CULTURAL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 81–94, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6753. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
ARTICLES
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).