O USO DA ABORDAGEM DIALÓGICA DO TEATRO EM COMUNIDADES NA EXPERIÊNCIA DO GRUPO NÓS DO MORRO, DA FAVELA DO VIDIGAL, NO RIO DE JANEIRO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo faz uma breve retrospectiva da trajetória do grupo teatral Nós do Morro, da favela do Vidigal, no Rio de Janeiro, procurando identificar os aspectos que determinaram o sucesso da iniciativa dentro da comunidade. A reflexão estabelece pontos de conexão entre a vivência do grupo em seus primeiros anos de implantação no Vidigal e a abordagem dialógica do teatro em comunidades, cujo fundamento teórico, baseado na pedagogia de Paulo Freire e no teatro de Augusto Boal, tem sido estudado mais no exterior do que no Brasil. A análise também nos permite situar a experiência do grupo em relação aos projetos implantados em comunidades pobres por ONGs, principalmente a partir da década de 90. O artigo pretende, a partir da reflexão sobre a experiência do Nós do Morro, apontar que conceitos da abordagem dialógica podem colaborar nos processos de implementação de projetos recentes, promovidos pelas ONGs, em comunidades do Rio de Janeiro e do Brasil.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).