O PROBLEMA DA IDOLATRIA NAS TRADIÇÕES LEGAL E PROFÉTICA: um problema ético-teológico sempre atual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A proibição da idolatria nas tradições legal e profética tem uma implicação ética. Os Códigos legais de Israel proíbem os ídolos com a finalidade de proteger a comunidade israelita das injustiças e opressões associadas aos deuses oponentes ao Senhor. A fidelidade e santidade do povo estão intimamente vinculadas à rejeição dos ídolos. A tradição profética insiste na coerência entre religião e vida. Dessa forma, rejeitar os ídolos é rejeitar a injustiça que deturpa a vida religiosa. Jeremias e o Dêutero-Isaías, de maneira crítica, interpretam que a prática da idolatria é a causa dos castigos divinos contra o povo eleito. Diante do fascínio dos ídolos, Israel optou por reconhecer que a única imagem de Deus a ser aceita é aquela presente no interior do homem e da mulher, criados à imagem e semelhança do Senhor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
RODRIGUES, José Raimundo. O PROBLEMA DA IDOLATRIA NAS TRADIÇÕES LEGAL E PROFÉTICA: um problema ético-teológico sempre atual. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 6, n. 9, p. 53–74, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6362. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ TEOLOGIA SISTEMÁTICA E BÍBLIA
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).