O ENSINO RELIGIOSO COMO LUGAR DO AUTENTICAMENTE HUMANO

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Viviane Cristina Cândido

Abstract

Considerando o ER - Ensino Religioso como uma disciplina, parte integrante do currículo da educação básica, e sua finalidade como sendo a busca da ampliação da visão de mundo por parte dos educandos e, ao mesmo tempo, a compreensão e vivência do autenticamente humano, neste trabalho buscamos evidenciar a tensão, presente no estudo da religião, entre a instituição e a experiência religiosa. Propomos que o ER supere a redução entre o estudo da instituição religiosa e a experiência religiosa. Tratando especificamente do cristianismo, apresentamos como um caminho possível a volta às suas origens, considerando o monaquismo cristão.

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How to Cite
CÂNDIDO, Viviane Cristina. O ENSINO RELIGIOSO COMO LUGAR DO AUTENTICAMENTE HUMANO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 113–131, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6725. Acesso em: 8 aug. 2025.
Section
ARTICLES
Author Biography

Viviane Cristina Cândido, PUC Minas

Doutoranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Membro do NEMES – Núcleo de Estudos em Mística e Santidade e do Grupo de Estudos e Pesquisa
Pós-Religare – Pós-Modernidade e Religião, ambos do Programa de Estudos Pós-Graduados
em Ciências da Religião da PUC/SP. Assessora e Consultora Pedagógica em escolas públicas e particulares
em vários estados, na formação de professores de ER e outras áreas e em gestão escolar.