OS PRIMEIROS CONTORNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OFICIAL NO BRASIL
Main Article Content
Abstract
O presente trabalho1 trata de uma pesquisa bibliográfica sobre as primeiras reflexões em torno do atendimento educacional infantil institucionalizado oficialmente no Brasil. O recorte histórico utilizado corresponde a duas datas significativas ao país: 1988 (promulgação da Constituição} e 1996 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases - LDB). Contando com a representatividade de diferentes segmentos sociais, a pesquisa utilizou-se de documentos produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP e por Rocha (1999), representando respectivamente o poder público, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica. As análises dos referidos documentos permitiram compreender as principais inquietações da época em relação ao atendimento infantil, que pela primeira vez foi reconhecido oficialmente como educacional, pertencendo ao ensino fundamental.
Downloads
Download data is not yet available.
Article Details
How to Cite
PACHECO, Ana Beatriz Mugnatto. OS PRIMEIROS CONTORNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OFICIAL NO BRASIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 173–184, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6743. Acesso em: 21 aug. 2025.
Section
Dossiê Educação e contexto
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors will retain the copyright and grants to the journal the right of the first publication, with simultaneous license to the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this publication.
- Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g. in institutional repositories or on your personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation published work (See The Effect of Open Access).