OS PRIMEIROS CONTORNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OFICIAL NO BRASIL

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Ana Beatriz Mugnatto Pacheco

Resumen

O presente trabalho1 trata de uma pesquisa bibliográfica sobre as primeiras reflexões em torno do atendimento educacional infantil institucionalizado oficialmente no Brasil. O recorte histórico utilizado corresponde a duas datas significativas ao país: 1988 (promulgação da Constituição} e 1996 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases - LDB). Contando com a representatividade de diferentes segmentos sociais, a pesquisa utilizou-se de documentos produzidos pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, pela Organização Mundial para a Educação Pré-escolar - OMEP e por Rocha (1999), representando respectivamente o poder público, a sociedade civil organizada e a comunidade acadêmica. As análises dos referidos documentos permitiram compreender as principais inquietações da época em relação ao atendimento infantil, que pela primeira vez foi reconhecido oficialmente como educacional, pertencendo ao ensino fundamental.

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Cómo citar
PACHECO, Ana Beatriz Mugnatto. OS PRIMEIROS CONTORNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL OFICIAL NO BRASIL. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 173–184, 2014. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6743. Acesso em: 21 ago. 2025.
Sección
Dossiê Educação e contexto
Biografía del autor/a

Ana Beatriz Mugnatto Pacheco, PUC Minas

Mestre em Educação pela UFU; professora de Fundamentos da Educação Infantil na Faculdade
Católica de Uberlândia; supervisora educacional da EMEI Maria Pacheco Resende da prefeitura municipal de Uberlândia.