ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: A EXPERIÊNCIA GREGA ARCAICA

Contenido principal del artículo

Fábricio Possebon

Resumen

O estudo do vocabulário grego arcaico, apoiado em passagens dos textos épicos, nos permite construir um modelo de constituição do ser. O homem, ánthropos, seria então um ser pluridimensional, formado por diversos corpos ou envoltórios: o físico (sôma), o vital (pneûma), o emocional (thymós) e o mental (noûs). Os corpos abrigariam a essência, ou seja, a alma (psykhé). Nossa hipótese é que os sistemas modernos pluridimensionais têm como base o sistema grego, modernamente enriquecido com a contribuição do saber oriental. Espiritualidade é aqui entendida como a busca pela psykhé, caminho que passa pela harmonia dos envoltórios. O estado de desarmonia é a doença e a saúde é o perfeito equilíbrio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
POSSEBON, Fábricio. ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: A EXPERIÊNCIA GREGA ARCAICA. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 115–128, 2016. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2016v11n20p115. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2016v11n20p115. Acesso em: 21 ago. 2025.
Sección
DOSSIÊ
Biografía del autor/a

Fábricio Possebon, Universidade Federal da Paraíba

possui graduação em Letras: grego e português pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Letras - Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000, Batracomiomaquia - estudo e tradução) e doutorado em Letras pela UFPB (2007, O épico De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências das Religiões, Centro de Educação - UFPB. Atua no Grupos de Pesquisa RAÍZES - Religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq) e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (mestrado e doutorado). Como tradutor, publicou do grego: a Batracomiomaquia (Pseudo-Homero), o Rapto de Helena (Colutos), uma antologia de poetas bucólicos (Teócrito, Mosco, Bíon, Simias), a Didaqué (catecismo cristão do II séc. anônimo), Hero e Leandro (Museu); do latim, A Saga de Mem de Sá (José de Anchieta), Écloga IX (Henrique Caiado), Tratado sobre o Triângulo Aritmético (Blaise Pascal), Os Números Amigáveis (De numeris amicabilibus - III artigo, Leonard Euler); do sânscrito, uma antologia de hinos do Rig-Veda. Seu interesse principal é o estudo do mito, como palavra mágica, quer nas antigas civilizações, quer nas culturas tradicionais.