ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: A EXPERIÊNCIA GREGA ARCAICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O estudo do vocabulário grego arcaico, apoiado em passagens dos textos épicos, nos permite construir um modelo de constituição do ser. O homem, ánthropos, seria então um ser pluridimensional, formado por diversos corpos ou envoltórios: o físico (sôma), o vital (pneûma), o emocional (thymós) e o mental (noûs). Os corpos abrigariam a essência, ou seja, a alma (psykhé). Nossa hipótese é que os sistemas modernos pluridimensionais têm como base o sistema grego, modernamente enriquecido com a contribuição do saber oriental. Espiritualidade é aqui entendida como a busca pela psykhé, caminho que passa pela harmonia dos envoltórios. O estado de desarmonia é a doença e a saúde é o perfeito equilíbrio.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).