A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318
Contenido principal del artículo
Resumen
Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente en virtud de la Licença Creative Commons Attributionque permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase en inglés El efecto del acceso abierto).
Citas
ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: a teologia e a sua fala. São Paulo: Paulinas, 1982.
BENINCÁ, Eli. O Ensino Religioso e a fenomenologia religiosa. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Org.). O Ensino Religioso e o Pastorado Escolar: novas perspectivas – princípios includentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 54-73.
BÍBLIA SAGRADA. Antigo e Novo Testamento. Tradução em português por João Ferreira de Almeida. Ed. rev. e atualizada no Brasil. Brasília, DF: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
CRUZ, Therezinha Motta Lima da. Vivências metodológicas do Ensino Religioso: a aventura de fazer perguntas. 2003. Trabalho apresentado ao III Fórum Estadual de Ensino Religioso, Porto Alegre, 2003.
FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 1995.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUGHES, Jeremie. Por que o céu não cai? E outras perguntas das crianças. São Leopoldo, RS: Ed. Sinodal, 1994.
KANITZ, Ildemar. Ensino Religioso: de fundamentos a desafios. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Orgs.). O Ensino Religioso e o pastorado escolar: novas perspectivas – princípios excludentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 136-138.
KLEIN, Remí. Histórias em jogo: rememorando e ressignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2004. 277p.
KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (Org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. v. 1.
SCLIAR, Moacyr. Perguntar não ofende. Aproxima. Zero Hora, Porto Alegre, 25 mar. 2000. Caderno Vida, p. 2.
WATTERSON, Bill. Calvin and Mobbes. [S. l.: s. n.], [s. d.].
ZIRALDO. Menina Nina: duas razões para não chorar. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.