A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318

Contenido principal del artículo

Remí Klein

Resumen

Na educação atual a pergunta está muito associada ao papel do professor e à função da avaliação, cabendo ao aluno dar a resposta certa. Assim, longe de ser uma pedagogia da pergunta, a prática educativa em geral tornou-se uma pedagogia da resposta. Diante desta percepção epistemológica, pedagógica e metodológica, o artigo propõe uma reflexão sobre o lugar e o papel da pergunta no processo educativo e, de modo especial, no processo educativo- religioso, sob o argumento de que uma construção social e existencial do conhecimento se dá a partir da pergunta e da curiosidade do ser humano. Por meio de um estudo bibliográfico, a partir de referenciais da maiêutica de Sócrates, da pedagogia de Jesus, dos catecismos de Lutero, da filosofia para crianças de Lipman, da proposta pedagógica de Freire e dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso do FONAPER, dentre outros, busca-se fundamentar uma pedagogia da pergunta a ser repensada, redescoberta e ressignificada na práxis educativo- religiosa em famílias, escolas, comunidades eclesiais e outros contextos educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
KLEIN, Remí. A PERGUNTA SOB UM NOVO OLHAR NO PROCESSO EDUCATIVO- RELIGIOSO - DOI 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 318–328, 2013. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2013v8n14p318. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-8478.2013v8n14p318. Acesso em: 21 ago. 2025.
Sección
DOSSIÊ EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
Biografía del autor/a

Remí Klein, Escola Superior de Teologia - EST

Possui curso de graduação em Letras Português-Inglês, especialização em Literatura Brasileira, mestrado em Teologia na Área de Concentração em Teologia Prática e doutorado em Teologia na Área de Concentração em Religião e Educação. É professor adjunto da Escola Superior de Teologia (FACULDADES EST), em cursos de extensão, graduação, especialização, mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, atuando nas áreas de Religião e Educação na América Latina, Ensino Religioso, Educação Cristã, Fundamentos da Educação, Formação Docente, Políticas Educacionais e Metodologia de Ensino. A partir de 2008 exerce a função de pró-reitor acadêmico e a partir de 2009 também a função de vice-reitor da Faculdades EST, sendo reeleito para a função de vice-reitor e nomeado para a função de pró-reitor de ensino e extensão para a gestão 2011-2014. É ministro ordenado (Educação Cristã) da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. É coordenador adjunto do Mestrado Profissional da área de Filosofia/Teologia na CAPES.

Citas

ALVES, Rubem. Variações sobre a vida e a morte: a teologia e a sua fala. São Paulo: Paulinas, 1982.

BENINCÁ, Eli. O Ensino Religioso e a fenomenologia religiosa. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Org.). O Ensino Religioso e o Pastorado Escolar: novas perspectivas – princípios includentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 54-73.

BÍBLIA SAGRADA. Antigo e Novo Testamento. Tradução em português por João Ferreira de Almeida. Ed. rev. e atualizada no Brasil. Brasília, DF: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

CRUZ, Therezinha Motta Lima da. Vivências metodológicas do Ensino Religioso: a aventura de fazer perguntas. 2003. Trabalho apresentado ao III Fórum Estadual de Ensino Religioso, Porto Alegre, 2003.

FONAPER – Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Religioso. 9. ed. São Paulo: Mundo Mirim, 2009.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho D’Água, 1995.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUGHES, Jeremie. Por que o céu não cai? E outras perguntas das crianças. São Leopoldo, RS: Ed. Sinodal, 1994.

KANITZ, Ildemar. Ensino Religioso: de fundamentos a desafios. In: KLEIN, Remí; WACHS, Manfredo Carlos; FUCHS, Henri Luiz (Orgs.). O Ensino Religioso e o pastorado escolar: novas perspectivas – princípios excludentes. São Leopoldo, RS: IEPG, 2001. p. 136-138.

KLEIN, Remí. Histórias em jogo: rememorando e ressignificando o processo educativo-religioso sob um olhar etnocartográfico. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2004. 277p.

KOHAN, Walter Omar; WUENSCH, Ana Míriam (Org.). Filosofia para crianças: a tentativa pioneira de Matthew Lipman. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. v. 1.

SCLIAR, Moacyr. Perguntar não ofende. Aproxima. Zero Hora, Porto Alegre, 25 mar. 2000. Caderno Vida, p. 2.

WATTERSON, Bill. Calvin and Mobbes. [S. l.: s. n.], [s. d.].

ZIRALDO. Menina Nina: duas razões para não chorar. 4. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2002.