ENSINO RELIGIOSO EM TESES o estado da arte nas pesquisas em construção
Contenido principal del artículo
Resumen
A análise aqui descrita é resultado de mais uma etapa do Projeto Concepções e Produção, desenvolvido no Programa Concepções e Recursos Didáticos do Ensino Religioso, pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa Educação e Religião (GPER). Projeto iniciado no ano de 2000, visando estabelecer a memória da construção do Ensino Religioso, assim como organizar e sistematizar as fontes produzidas no país para fundamentar a pesquisa. O artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica, e se propôs realizar o Estado da Arte sobre o Ensino Religioso a partir das Teses disponibilizadas na sua integralidade. Compreendendo que a Tese é um trabalho de significado, para uma carreira acadêmica. As Teses foram localizadas no Banco de Dissertações e Teses da CAPES, como também nas publicações do Grupo de Pesquisa em Ensino Religioso – GPER, com identificação de produção acadêmico-científica, sobre o Ensino Religioso em 2018. Para isto, foram selecionados autores, para dialogar com os dados a partir da Ciência da Informação e da Metodologia Científica.
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente en virtud de la Licença Creative Commons Attributionque permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase en inglés El efecto del acceso abierto).
Citas
ARAÚJO, Carlos. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, n.1, jan./ jun. p. 11-32, 2006.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO - CFE, Parecer CFE nº 977/19652, 3 de dezembro de 1965
FORESTI, Nóris. Estudo da contribuição das revistas brasileiras de biblioteconomia e ciência da informação enquanto fonte de referência para a pesquisa. 1989. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília: UnB, Brasília, 1989.
HÜHNE, Leda Miranda (Org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.
JUNQUEIRA, Sérgio et al. Socialização do saber e produção científica do Ensino Religioso. Porto Alegre: Editora Fy, 2017.
LLOYD, Christopher. As estruturas da história. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.
MARCONI, Marina; LAKATOS, Eva. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1985.
OLIVEIRA, Ely Francine; GRACIO, Maria Claudia. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT&2 da
ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais. João Pessoa: ANCIB, 2009.
OLIVEIRA. Ednilson Turozi de. Ensino Religioso fundamentos epistemológicos. Curitiba, Ibpex, 2009.
PRITCHARD, Alan. Statistical bibliography or bibliometricas. Journal of Documentation, v. 25, p. 348-349, 1969.
SILVA, Vagner. Antropólogo e sua magia. São Paulo: Edusp, 2000.
ZIMAN, John Conhecimento público. Belo Horizonte: Itatiaia, 1979.