ONTOLOGIA E POÉTICA VISUAL NO ESPETÁCULO ADAM’S PASSION, DE ROBERT WILSON
Contenido principal del artículo
Resumen
O artista Robert Wilson é uma importante figura para o teatro contemporâneo, pois seus espetáculos teatrais são compostos de uma virtuosa visualidade, que se constitue em metáforas e signos que precisam ser decodificados pelo espectador de acordo com sua observação perante a obra. Com base em sua trajetória artística e pessoal é que percebemos a construção da identidade cênica e a maneira que são concebidas suas obras. Uma das formas de enunciação poética do artista acontece através da liberdade dada ao fruidor para experimentá-la, fazendo com que seus espetáculos sejam um conjunto de espectros de paisagens a serem elucidadas pelo próprio observador. Devido a isso, para adentrarmos em questões ontológicas evocadas pela visualidade do artista, é necessário que contextualizemos alguns relatos de sua trajetória pessoal. Essa foi uma das principais instâncias que fizeram com que questões conceituais fossem exploradas cenicamente por esse diretor teatral ao longo dos anos. Portanto, para que afunilemos este estudo, iremos visualizar os caminhos da narrativa do personagem bíblico Adão, no espetáculo Adam’s Passion. Ademais, nossos materiais metodológicos para esta investigação se imbricam nos pensamentos de ontologia da arte, concatenados por Currie (1989), e pela abordagem da análise de espetáculos de Belém (2014).
Descargas
Detalles del artículo
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente en virtud de la Licença Creative Commons Attributionque permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite a los autores asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (por ejemplo, para publicarla en un depósito institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista.
- Se permite y alienta a los autores a que publiquen y distribuyan su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (véase en inglés El efecto del acceso abierto).
Citas
ARVO Pärt l Robert Wilson – Adam’s Passion. Direção: Robert Wilson. Produção: Kristjan-Jaak Nuudi. Tällin: Accentus Music, 2015a. 1 DVD. 1h36min.
ARVO Pärt l Robert Wilson – The Lost Paradise. Direção: Günter Atteln. Produção: Kristjan-Jaak Nuudi. Tällin: Accentus Music, 2015b. 1 DVD. 5min.
BANES, Sally. Writing Dancing in the Age of Postmodernism. Estados Unidos: Wesleyan University Press, 1994.
BELÉM, Elisa. Modo de análise dos espetáculos: um olhar panorâmico. ILINX: Revista do LUME, Campinas, ano 6, v. 7, n. 6, ed. 6, p. 1-9, 2014. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume.
BÍBLIA Sagrada: Edição de Promessas – Versão revista e corrigida na grafia simplificada, trad. João Ferreira de Almeida. São Paulo: King’s Cross Publicações, 2010.
CAMARGO, Roberto Gil. Função estética da luz. São Paulo: Perspectiva, 2012.
CARROL, Khadija Von Zinnenburg; PASQUINELLI, Matteo. Botanical drift: protagonists of the Invasive Herbarium. Berlin: Stenberg Press, 2018.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editorial Herder, 1986.
CURRIE, Gregory. An Antology of Art. Nova York: St. Martin's Press, 1989.
FEILER, Bruce. Adão e Eva, a primeira história de amor: e o que eles podem nos ensinar sobre relacionamentos. Rio de Janeiro: Zahar, 2019.
FORTIN, S.; GOSSELIN, P. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal/Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 1, p. 1-17, 4 maio 2014.
GALIZIA, Luiz Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson: trabalhos de Arte Total para o Teatro Americano Contemporâneo. 2004. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. 207 p.
GEORGE, Jim. De Adão a Jesus – O perfil de 50 personagens que mudaram a
História. Rio de Janeiro: Graça, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2002.
HOLMBERG, Arthur. The Theatre of Robert Wilson (Directors in Perspective). Reino Unido: Cambridge University Press, 2005.
KRAUSE, Décio. Tópicos em ontologia analítica. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
LANGER, Susanne. Sentimento e Forma: uma teoria da arte desenvolvida a partir de Filosofia em Nova Chave. São Paulo: Perspectiva, 2011.
MANNHEIM, K. 1993. El problema de las generaciones, Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS), n. 62, pp. 145-168. Nova York: Routledge & Kegan Paul, 1952.
NISSA, Gregório de. A criação do homem - a Alma e a ressureição - a grande catequese. São Paulo: Editora Paulus, 2017.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. 3 ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.
PINHEIRO, Lucas de Almeida. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da
voz-pensamento de um autista = Bob Wilson: behind a deaf's sight and an autistic's voice-thought. 2017. 1 recurso online (220 p.). Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/325377>. Acesso em: 2 set. 2019.
SALLES, Cecília. Gesto inacabado: Processo de criação artística. São Paulo: FAPESP, 2006.
WOLFF, Christoph; EMERY, Walter. Bach, Johann Sebastian. Grove Music Online. 2001. https:// www.oxfordmusiconline.com/grovemusic/view/10.1093/gmo/9781561592630.001.0001/omo-9781561592630-e-6002278195. Acesso em 21 jul. 2020.