A CLARIFICAÇÃO FENOMENOLÓGICA DE EDITH STEIN: Ponte epistemológica entre a antropologia filosófica e a teologia simbólica

Contenido principal del artículo

Carlos Eduardo de C. Vargas

Resumen

Partindo da obra Ciência da Cruz (Kreuzeswissenschaft), em que Edith Stein analisa fenomenologicamente os símbolos místicos da obra de São João da Cruz, este artigo pretende explicar em que consiste a metodologia da clarificação fenomenológica de Edith Stein como ponte epistemológica entre o simbolismo místico e as dimensões de natureza antropológica das manifestações religiosas na vivência da ciência da cruz ou ciência dos santos. Procura-se verificar qual é o alcance desta metodologia como uma aplicação da fenomenologia à descrição das estruturas eidéticas, operações e estruturas que, na alma, correspondem às vivências místicas simbolizadas por São João da Cruz.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
VARGAS, Carlos Eduardo de C. A CLARIFICAÇÃO FENOMENOLÓGICA DE EDITH STEIN: Ponte epistemológica entre a antropologia filosófica e a teologia simbólica. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 165–181, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6150. Acesso em: 21 ago. 2025.
Sección
ARTÍCULOS
Biografía del autor/a

Carlos Eduardo de C. Vargas, PUC Minas

Doutorando e Mestre em Filosofia pela PUC-PR. Membro da Comunidade Santa Teresa da
Ordem Carmelita Descalça Secular (OCDS), foi professor em cursos das Faculdades Integradas
Santa Cruz de Curitiba.