PROBLEMATIZAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA RELIGIOSIDADE/ESPIRITUALIDADE (R/E) NO CONTEXTO HOSPITALAR BRASILEIRO

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Tiago D'Oliveira Silva
Luciana Fernandes Marques

Resumen

O Brasil é um país reconhecidamente religioso e espiritualizado, embora os censos do IBGE de 1990, 2000 e 2010 tenham apontado aumento progressivo do número daqueles que se consideram sem religião. Em comparação com outros países, também o Brasil aparece como um país de predominância religiosa. Esses números revelam que a religião é um tema de interesse para o brasileiro, que atravessa a cultura e se faz presente no cotidiano influenciando suas crenças, comportamento e visão de mundo. A partir dessas constatações, pode-se inferir que a demanda para trabalhar as intersecções da R/E nos atendimentos de saúde pode ser maior do que o esperado e maior do que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar. Pode-se indagar se esses profissionais têm algum aprendizado formal dentro das suas formações sobre o tema da R/E e o quanto estão receptivos para lidar com religiosidades/espiritualidades diferentes da sua e talvez desconhecidas, tendo em vista a diversidade religiosa no Brasil e até a multirreligiosidade (quando a pessoa frequenta mais de uma religião simultaneamente). O objetivo deste trabalho é problematizar o tema da Religiosidade e da Espiritualidade (R/E) na área da saúde, especialmente no contexto hospitalar brasileiro.

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Cómo citar
SILVA, Tiago D’Oliveira; MARQUES, Luciana Fernandes. PROBLEMATIZAÇÕES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA RELIGIOSIDADE/ESPIRITUALIDADE (R/E) NO CONTEXTO HOSPITALAR BRASILEIRO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 98–114, 2016. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2016v11n20p98. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2016v11n20p98. Acesso em: 16 ago. 2025.
Sección
DOSSIÊ
Biografía del autor/a

Tiago D'Oliveira Silva, UFRGS

Graduado em Ciência da Computação (UFRGS, 2006), Graduando em Psicologia (UFRGS, 2010-2016), Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (Faculdade de Medicina da UFRGS, 2015-2017).Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Luciana Fernandes Marques, UFRGS

Graduada em Psicologia (PUCRS, 1992), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS, 1994), Doutora em Psicologia (PUCRS, 2001) e com Pós-Doutorado em Psicologia UFRGS (2008) e em Psicologia ISCTE-IUL, Lisboa (2013). Professora Adjunta IV da Faculdade de Educação da UFRGS e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde (Faculdade de Medicina UFRGS). Tem experiência em várias áreas, com ênfase em: Educação e Saúde, Psicologia, Religiosidade/Espiritualidade.http://www.ufrgs.br/prescee

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