O ALÉM-DO-HOMEM E O CRISTIANISMO

Contenido principal del artículo

Eduardo Marcos Silva Oliveira

Resumen

Este artigo tem como objetivo ressaltar um momento da filosofia de Nietzsche em contraposto a uma crescente difusão literária e cientificista, iniciada no início do século XIX e com ênfase em finais da década de 1880. Seu posicionamento conflita com o embasamento da religião cristã presa a uma filosofia socrática,em que Nietzsche busca desmascarar a doutrina religiosa que expressa remorso, receio e temor ao homem diante de suas atitudes, enganando seus sentidos devido a uma falsa moralidade. A filosofia nietzschiana estruturou-se de forma distinta no processo de compreensão do ser humano frente às interpretações da vida humana, conduzidas por uma dominação cristianizada. Dessa forma, o que se pretende neste artigo é descrever algumas das implicações que Nietzsche apresenta em sua empreitada contra o cristianismo e sua imposição ao modo de vida do ser humano e, com isso, apresentar  possibilidades que o filósofo descreve como potencialidades do homem que o conduziriam ao além-do-homem, através de um processo de ultrapassamento e superação da cultura cristã.


 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
OLIVEIRA, Eduardo Marcos Silva. O ALÉM-DO-HOMEM E O CRISTIANISMO. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 12, n. 21, p. 172–196, 2017. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2017v12n21p172. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2017v12n21p172. Acesso em: 21 ago. 2025.
Sección
ARTÍCULOS
Biografía del autor/a

Eduardo Marcos Silva Oliveira, Escola Superior Dom Helder Câmara

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui graduação em filosofia (licenciatura - 2006 / bacharelado 2010) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Membro da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião).