O ALÉM-DO-HOMEM E O CRISTIANISMO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo ressaltar um momento da filosofia de Nietzsche em contraposto a uma crescente difusão literária e cientificista, iniciada no início do século XIX e com ênfase em finais da década de 1880. Seu posicionamento conflita com o embasamento da religião cristã presa a uma filosofia socrática,em que Nietzsche busca desmascarar a doutrina religiosa que expressa remorso, receio e temor ao homem diante de suas atitudes, enganando seus sentidos devido a uma falsa moralidade. A filosofia nietzschiana estruturou-se de forma distinta no processo de compreensão do ser humano frente às interpretações da vida humana, conduzidas por uma dominação cristianizada. Dessa forma, o que se pretende neste artigo é descrever algumas das implicações que Nietzsche apresenta em sua empreitada contra o cristianismo e sua imposição ao modo de vida do ser humano e, com isso, apresentar possibilidades que o filósofo descreve como potencialidades do homem que o conduziriam ao além-do-homem, através de um processo de ultrapassamento e superação da cultura cristã.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).