O PRAZER NOS ESCRITORES CRISTÃOS ANTIGOS uma incursão inicial

Conteúdo do artigo principal

Cesar Motta Rios

Resumo

O prazer como questão não ocupa a atenção da Bíblia Hebraica, mas, a partir do encontro judaico com o pensamento grego, torna-se um tema relevante e, por vezes, tratado com bastante atenção. Os escritores cristãos antigos não deixaram de acolher essa discussão. Ainda que não se torne um tema central, quando o assunto é a vida que a pessoa cristã vive na presente era, não é estranho que a mesma questão que acompanhou Platão, Epicuro e os estoicos se faça presente. No presente artigo, abordo textos do Novo Testamento, textos do período dos pais apostólicos e, por fim, obras de dois escritores mais sofisticados: Clemente de Alexandria e Gregório de Nissa. Por meio de uma leitura atenta das fontes primárias, procuro discernir como o prazer chega a ser uma questão para esses escritos cristãos, considerando possíveis conexões entre suas abordagens e anteriores. Proponho que o motivo de cuidarem do tema do prazer residia em uma rivalidade entre a atenção aos prazeres e a atenção a Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIOS, Cesar Motta. O PRAZER NOS ESCRITORES CRISTÃOS ANTIGOS: uma incursão inicial . INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 111–132, 2022. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2022v17n1p111-132. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/25393. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Cesar Motta Rios, Pesquisador independente, integrante do Grupo de Pesquisa Bíblia, Arqueologia e Religião (EST).

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, Bacharel em Letras: Grego e Licenciado em Letras: Espanhol. Pós-doutorado em Filosofia da UFMG. Brasil. ORCID: 0000-0001-6578-6081 E-mail: cesarmottarios@gmail.com.

Referências

ARENSON, Kelly. Health and Hedonism in Plato and Epicurus. London: Bloomsbury Academic, 2019.

ARISTOTLE. The Nicomachean Ethics. Greek Text with an English Translation by H. Rackham. London: William Heinemann; New York: G. P. Putnam’s Sons, 1926.

AUGUSTINE. Confessions – with an English Translation by William Watts, 1631. Volume I. London, William Heinemann; New York: The Macmillan Co., 1912.

BATOVICI, Dan. The Shepherd of Hermas in Recent Scholarship on the Canon: A Review Article. ASE, v. 24, n. 1, p. 89-105, 2017.

BORGEN, Peder. Philo of Alexandria: an exegete for his time. Supplements to Novum Testamentum, v. 86. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2005.

CLEMENS ALEXANDRINUS. Protrepticus und Paedagogus. Herausgegeben […] von Dr. Otto Stählin. Leipzig: J. C. Hinrichs’sche Buchhandlung, 1905.

CLEMENTE DE ALEXANDRIA. Preceitos de Clemente. Caminhando, v. 23, n. 1, p. 213-216, 1º semestre de 2018.

FATIC, Aleksandar; DENTSORAS, Dimitrios. Pleasure in Epicurean and Christian Orthodox conceptions of happiness. South African Journal of Philosophy, v. 33, n. 4, p. 523-536, 2014.

FÍLON DE ALEXANDRIA. Philo in ten volumes (and two supplementary volumes). Translated by Francis Henry Colson and G.H. Whitaker. London: Heinemann; Cambridge: Harvard University Press, 1929-1962.

FLETCHER, Emily. Plato on Pure Pleasure and the Best Life. Phronesis, n. 59, p. 113-142, 2014.

GREGÓRIO DE NISSA. De Virginitate. In: MIGNE, J.-P. (Ed.). S. P. N. Gregorii episcopi nysseni opera quae reperiri potuerunt omnia. Tomus Tertius. Paris: Migne, 1863. (Patrologia Graeca, 46).

HART, Mark D. Reconciliation of Body and Soul: Gregory of Nyssa’s deeper Theology of Marriage. Theological Studies, n. 51, p. 450-478, 1990.

HOLLON, Bryan C. Is the Epistle to Diognetus an apology A Rhetorical Analysis. JCR, v. 28, p. 127-146, November 2005.

INWOOD, Brad. Reading Seneca: Stoic Philosophy at Rome. Oxford, New York: Oxford University Press, 2005.

LAMPE, Kurt. The Birth of Hedonism: The Cyrenaic Philosophers and Pleasure as a Way of Life. Pinceton; Oxford: Princeton University Press, 2015.

LUDLOW, Morwenna. Useful and beautiful: a reading of Gregory of Nyssa’s On Virginity and a proposal for understanding early Christian literature. Irish Theological Quarterly, v. 79, n. 3, p. 219-240, 2014.

MOUROUTSOU, Georgia. Plato’s Phaedo: Are the Philosophers’ Pleasures of Learning Pure Pleasures? The Classical Quarterly, v. 69, n. 2, p. 566-584, 2020.

NESTLE-ALAND. Novum Testamentum Graece. 28. ed. rev. Münster: Deutsche Bibel Gesselsachft, 2012. Edição com introdução em português pela Sociedade Bíblica do Brasil.

PLATON. Ouvres Complètes. Tome XIII – Ire Partie – Lettres. Text Établi et Traduit par Joseph Souilhé. Paris: Les Belles Lettres, 1949.

RIOS, Cesar Motta. Uma Torah anti-hedonista em Fílon de Alexandria. Horizonte, v. 13, n. 39, p. 1630-1657, jul. /set. 2015. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2015v13n39p1630>. Acesso em: 30 dez. 2020.

RANOCCHIA, Graziano. Moses Against the Egyptian: the anti-Epicurean Polemic in Philo. In: ALESSE, Francesca. Philo of Alexandria and Post-Aristotelian Philosophy. Leiden;Boston: Brill, 2008. p. 75-102.

RUNIA, David. L’eségèse philosophique et l’influence de la pensé philonienne dans la tradition patristique. In: LÉVY, Carlos. Philon d’Alexandrie et le langage de la philosophie. Turnhout: Brepols, 1998. p. 327-348.

SILVA, Filipe N.; FUNARI, Pedro Paulo A. Aspectos apocalípticos e sociais n‘O Pastor’ de Hermas. Revista Est. Fil. e Hist. da Antiguidade, Campinas, n. 31, p. 111-131, jan-dez 2017.

THE APOSTOLIC FATHERS with an English Translation by Kirsopp Lake. Volume I. London: William Heinemann; New York: G. P. Putnam’s Sons, 1919.

THE APOSTOLIC FATHERS with an English Translation by Kirsopp Lake. Volume II. London: William Heinemann; New York: G. P. Putnam’s Sons, 1917.

WOLFSDORF, D. Pleasure in ancient Greek philosophy. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.