EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO análise de teorias de Raimon Panikkar em vista da criação de Projetos Políticos Pedagógicos mais dialógicos

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Roberlei Panasiewicz
Amanda Nascimento Balestrini
Aine Nunes Gonçalves Neto

Resumo

O ambiente escolar brasileiro é diverso em vários aspectos: social, cultural, econômico, religioso, no gênero e no ético-racial. Atrelado a isso, percebe-se que cada membro da comunidade escolar possui experiências únicas, sujeitos da própria história, porém, articulados com outras realidades. A pluralidade estimula e limita as escolhas. O ambiente educacional torna-se lugar favorável para o convívio com a diferença e com os diferentes. A presença de atitudes intolerantes na comunidade escolar apresenta, por um lado, a realidade externa aos seus muros; por outro lado, aponta sua negligência e a afasta de um de seus grandes propósitos: educar para a humanização. Este artigo analisa algumas teorias de Raimon Panikkar (1918-2010) visando construir Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) democráticos e promover ambiente escolar humanizador. Filósofo e teólogo espanhol, residiu também nos EUA e na Índia, aprendeu a refletir sobre a pluralidade, inerente a todas as culturas. Suas concepções, particularmente, da atitude pluralista, do método de diálogo e da noção de ortopráxis, podem estimular toda comunidade escolar a entrar na dinâmica participativa e construir PPPs democráticos. O Ensino Religioso, enquanto área de conhecimento, pode exercer papel fundamental na regência das diversas áreas presentes no processo educacional.

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Como Citar
PANASIEWICZ, Roberlei; BALESTRINI, Amanda Nascimento; GONÇALVES NETO , Aine Nunes. EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO: análise de teorias de Raimon Panikkar em vista da criação de Projetos Políticos Pedagógicos mais dialógicos. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 397–415, 2022. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2022v17n2p397-415. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/28031. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Roberlei Panasiewicz, PUC Minas

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Brasil. ORCID: 0000-0002-5429-2649. E-mail: roberlei@pucminas.br

Amanda Nascimento Balestrini

Graduanda em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).  Bolsista de Iniciação Científica, FIP/ PUC Minas. Brasil. ORCID: 0000-0002-8373-4215. E-mail: amandabalestrini@gmail.com.

Aine Nunes Gonçalves Neto

Graduanda em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Bolsista de Iniciação Científica, PIBIC-CNPq/PUC Minas. Brasil. ORCID: 0000-0001-5450-3381. E-mail: ainengn@gmail.com.

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