AS FONTES DA LINGUAGEM MÍSTICA HILESIANA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesta comunicação visaremos desencavar do solo da escrita hillesiana as raízes que avigoram sua escritura. Etty Hillesum cose sua linguagem mística com fios deveras ecléticos, sem quaisquer subsídios linguísticos formais das tradições religiosas, o que provoca encantamento por sua insólita linguagem e ulteriormente o anelo de rastrear suas fontes. Portanto, no fito de ordenar esta pesquisa, adotaremos a metodologia de pesquisa bibliográfica em ciências humanas. Iniciando um levantamento bibliográfico acerca do Diário e Cartas de Etty Hillesum, com o escopo de verificar o impacto do autores literários e escritores místicos que lhe oferecem chaves de interpretação defronte de sua experiência mística. Nesta pesquisa contaremos com autores e autoras que investigaram a obra hillesiana de forma crítico-analítica, legando-nos um instrumentário analítico sólido a respeito destas influências sobre a produção de categorias deveras místicas encontradiças na obra Hillesiana.
Downloads
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ECHAGÜE, Ana Martín. Desenterrar a Dios: el processo espiritual de Etty Hillesum. 3 ed. Maliaño: Sal Terrae, 2021.
HILLESUM, Etty. Lettere: edizione integrale. Milão: Adelphi, 2013.
HILLESUM, Etty. El corazón pensante de los barracones: cartas. 2. ed. Barcelona: Anthropos, 2016.
HILLESUM, Etty. Uma vida interrompida: diário de Etty Hillesum 1941-1943. Belo Horizonte: Âyiné, 2020.
IACOPINI, Beatrice. Il gelsomino e la pozzanghera. Firenze: Le Lettere, 2018.
LEBAU, Paul. Etty Hillesum: um itinerário espiritual. Braga: Editorial ao Braga, 2014.
LLOP, V. Javier. Etty Hillesum y la transformación: la huella de R. M. Rilke. Madri: Narcea, 2021.
PONDÉ, Luiz Felipe. Crítica e Profecia: a filosofia da religião em Dostoiévski. São Paulo: Leya, 2013.
SMITH, James k. A. Na estrada com Agostinho: uma espiritualidade do mundo real para corações inquietos. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2020.
TEIXEIRA, Faustino. Malhas da mística cristã. Curitiba: Appris, 2019.
TOMMASI, Wanda. Etty Hillesum: la inteligencia del corazón. Madrid: Narcea, 2002.