A RELIGIÃO DE LICHTENBERG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
G. C. Lichtenberg (1742-1799) foi um cientista experimental e professor de física, em Göttingen, Alemanha, onde exerceu intensa atividade como editor e crítico. Deixou diversos cadernos de aforismos, que só foram publicados e estudados depois de sua morte. Sua orientação intelectual iluminista o levou a professar um tipo de deísmo, o que, associado a sua verve de cronista espirituoso, resultou em inúmeras notas críticas sobre a fé e a religião. Este artigo apresenta a crítica de cinco tradutores e editores da obra de Lichtenberg e traz uma amostra de aforismos em tradução direta do alemão.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
BORGES, Bento Itamar. A RELIGIÃO DE LICHTENBERG. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 125–142, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6148. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).