IDOLATRIA: Desvio de fé e vida na crítica sapiencial
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O movimento sapiencial visa a salvaguardar a ordem do cosmo estabelecida por Deus na Criação, por isso busca levar o homem a um conhecimento de si e de Deus. A ordem de Yhwh consiste em que a vida seja o canteiro fecundo no qual, pela fé, germine belas paisagens. A ética, segundo o sábio, é expressão significativa da relação teológica. Deus implica o ser humano, o sábio, a agir bem, visando à sabedoria de todos. Neste sentido, o presente trabalho procura interpretar na literatura sapiencial, em especial os Sl 113
e 115 e Sb 13-15, a fonte do desvio da verdadeira fé que conduz à verdadeira ação. A idolatria é corrupção e desvio de conduta. Assim, o sábio procura propugnar uma
crítica que venha a minar a situação de pecado, gerada pela idolatria.
e 115 e Sb 13-15, a fonte do desvio da verdadeira fé que conduz à verdadeira ação. A idolatria é corrupção e desvio de conduta. Assim, o sábio procura propugnar uma
crítica que venha a minar a situação de pecado, gerada pela idolatria.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DO AMARAL, Junior Vasconcelos. IDOLATRIA: Desvio de fé e vida na crítica sapiencial. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 12, p. 192–208, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6152. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DEBATES E COMUNICAÇÕES
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).