CONHECIMENTO E VISÃO DE DEUS NA POESIA DE YEHUDA HA-LEVI
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Yehuda Ha-Levi foi um pensador judeu medieval. Embora seja considerado por alguns estudiosos um filósofo no âmbito do neoplatonismo, sua única obra que apresenta conteúdos filosóficos é o Kitab al Khazari/Sefer ha Kuzari, na qual desfila sérias críticas à filosofia de seu tempo e uma defesa incondicional da religião judaica frente às suas concorrentes. De fato, Ha-Levi é mais um poeta religioso que um filósofo, mas, sem dúvida, um dos mais importantes poetas do judaísmo medieval. Neste artigo é discutida a questão do conhecimento e da visão direta de Deus na poesia de Yehuda Ha-Levi, com breves alusões também ao tratamento do tema na obra Kitab al-Khazari,
em busca de seu significado no contexto da fé do autor.
em busca de seu significado no contexto da fé do autor.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
DE MACEDO, Cecilia Cintra Cavaleiro. CONHECIMENTO E VISÃO DE DEUS NA POESIA DE YEHUDA HA-LEVI. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 7, n. 11, p. 45–62, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6187. Acesso em: 14 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ FILOSOFIA DA RELIGIÃO (II)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).