TEOLOGIA SISTEMÁTICA E BÍBLIA: Encontros e Desencontros
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A bíblia mantém com a teologia longa tradição de encontros e desencontros. Num lance de olhos, percorremos as principais figuras dessa relação nas últimas décadas. Em primeiro momento, a bíblia ofereceu à teologia elementos para esta provar suas teses. Cumpria papel de submissa à teologia. Depois, desenvolveu métodos específicos, adquirindo própria autonomia. Então ambas mantiveram caminhos paralelos. Pouco a pouco, conseguiram articular os próprios métodos e pesquisas. E finalmente mostramos a dupla situação entre elas. Guardam autonomia de métodos e, no entanto, dialogam entre si com mútuo enriquecimento. E as ciências da religião aprendem de tal périplo histórico e da atual situação de diálogo. Pois, certos aspectos do impacto da bíblia sobre a teologia se assemelham ao das ciências da religião sobre a fé e vice-versa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
LIBANIO, J. B. TEOLOGIA SISTEMÁTICA E BÍBLIA: Encontros e Desencontros. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 6, n. 9, p. 13–26, 2013. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/6360. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
DOSSIÊ TEOLOGIA SISTEMÁTICA E BÍBLIA
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja em Inglês O Efeito do Acesso Livre).