CONHECENDO OS PARADIGMAS CATEQUÉTICOS

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Solange Maria do Carmo
Alex Cristiano dos Santos

Resumo

A catequese, especialmente a partir da Reforma Protestante, foi conduzida por paradigmas que emergiram das necessidades de cada tempo. Com o cisma protestante, a fé católica se viu impelida a desenvolver uma catequese capaz de afirmar sua identidade (cristã-católica) frente ao florescimento e crescimento da Igreja protestante. Surge, aqui a catequese doutrinária, alicerçada nos catecismos (primeiro paradigma). Esta será abalada pelo advento da razão moderna, que traz consigo novas demandas. Frente a essas demandas, emerge um novo paradigma catequético (segundo paradigma) que, buscando responder os anseios do homem moderno, não parte mais da doutrina, mas da concretude existencial dos sujeitos. Todavia, nenhum destes paradigmas, já consolidados, mostra-se suficiente para atender as necessidades da catequese frente às reivindicações do homem contemporâneo. Surge, assim, o terceiro paradigma catequético, ainda em construção, que busca um retorno à pedagogia “original da fé”, a pedagogia da iniciação, da proposta, capaz de proporcionar uma experiência pessoal do Ressuscitado, transformando as vidas e as ações dos indivíduos contemporâneos e de suas comunidades. 

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Como Citar
MARIA DO CARMO, Solange; DOS SANTOS, Alex Cristiano. CONHECENDO OS PARADIGMAS CATEQUÉTICOS. INTERAÇÕES, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 173–193, 2016. DOI: 10.5752/P.1983-2478.2016v11n20p173. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/interacoes/article/view/P.1983-2478.2016v11n20p173. Acesso em: 21 ago. 2025.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Solange Maria do Carmo, PUC-Minas

Graduada em teologia (FAJE-BH), licenciada em filosofia (PUC-MInas), mestre em teologia (FAJE), doutora em teologia (FAJE), professora da pUC-MInas e do ISTA

Alex Cristiano dos Santos

Graduado em Filosofia pela FAM- Faculdade de Mariana, graduando em teologia na PUC minas, 6o período

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