APRENDE ESTOCÁSTICOS CON MATERIAL LÚDICO EN EL BACHILLERATO UNIVERSITARIO

Authors

  • María del Socorro Rivera Casales
  • José Marcos López Mojica

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n1p76-86

Abstract

O objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das idéias fundamentais de estocástica de acordo com Heitele (1975), através de atividades recreativas e aleatórias, em particular para beneficiar idéias prévias do acaso, como antecedente ao cálculo de probabilidades. Concebeu-se um curso em duas sessões para professores do nível secundário superior e superior, com atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento probabilístico; já que a probabilidade é importante na tomada de decisões na vida cotidiana, "mas também é importante reconhecer o „Azar‟ como uma possibilidade de tomar decisões baseadas em conceitos matemáticos para prever ou estimar a probabilidade de um evento" . Para a fundamentação teórica, o trabalho apresenta como suporte teórico três eixos importantes: Epistemológico, Cognitivo, Social. Segundo Ojeda (2003), é necessário fornecer ao indivíduo uma cultura matemática abrangente, o que leva ao tratamento de questões probabilísticas e estatísticas.

 

Palavras-chave: Educação Matemática. Estatística. Pensamento probabilístico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

María del Socorro Rivera Casales

Maestra en Ciencias con la especialidad en Matemática Educativa por el CINVESTAV México. Profe-sora de Matemáticas de la ENP No.2 “Erasmo Castellanos Quinto” UNAM, DME”Cinvestav” IPN, Méxi-co.E-mail: soco_rcms@yahoo.com.mx.

José Marcos López Mojica

Licenciado en Matemáticas por la Universidad Autónoma de Guerrero. Maestro y Doctor en Ciencias en la especialidad de Matemática Educativa por el Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN. E-mail: jmlopez@cinvestav.mx

References

CANTORAL, Ricardo et. al.. Desarrollo del pensamiento matemático. Editorial Trillas: D.F. México, 2003

FELLER, William. An introduction to Probability Theory and its appli-cations. 3. ed., New York: Wiley International Edition, 1968. v. I.

FISCHBEIN, Efraim. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: Reidel, 1975.

HEITELE, Dietger. An epistemological view on Fundamental Stochastic Ideas. Educational Studies in Mathematics. Dordrecht: Reidel, 6(2), p. 187-205, 1975.

LÓPEZ MOJICA, José Marcos. Estocásticos en el segundo grado de educación especial. DME, Cinvestav del IPN.

OJEDA, Ana María. Estrategia para un perfil nuevo de docencia: un en-sayo en la enseñanza de estocásticos. In: FILLOY, Eugenio (Ed.) Matemá-tica Educativa, treinta años: una mirada fugaz, una mirada externa y comprensiva, una mirada actual. México: Santillana, 2006. p. 257-281.

__________. Probabilidad y Estadística en Matemática Educativa. Semina-rio de Investigación. Documento interno. Manuscrito no publicado, Cin-vestav - IPN, México, D.F., México, 2007.

PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. La génèse de l´idée de Hasard Chez l´enfant. Paris: PUF, 1951. PROGRAMA de estudios de la ENP – Escuela Nacional Preparatoria. México, 1996. (clave 1712).

STEINBRING, Heinz. The construction of new mathematical knowl-edge in classroom interaction. New York: Springer, 2005.

Published

2019-08-30

Issue

Section

Artigos