APRENDE ESTOCÁSTICOS CON MATERIAL LÚDICO EN EL BACHILLERATO UNIVERSITARIO
DOI :
https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n1p76-86Résumé
O objetivo deste estudo foi promover o desenvolvimento das idéias fundamentais de estocástica de acordo com Heitele (1975), através de atividades recreativas e aleatórias, em particular para beneficiar idéias prévias do acaso, como antecedente ao cálculo de probabilidades. Concebeu-se um curso em duas sessões para professores do nível secundário superior e superior, com atividades que favorecem o desenvolvimento do pensamento probabilístico; já que a probabilidade é importante na tomada de decisões na vida cotidiana, "mas também é importante reconhecer o „Azar‟ como uma possibilidade de tomar decisões baseadas em conceitos matemáticos para prever ou estimar a probabilidade de um evento" . Para a fundamentação teórica, o trabalho apresenta como suporte teórico três eixos importantes: Epistemológico, Cognitivo, Social. Segundo Ojeda (2003), é necessário fornecer ao indivíduo uma cultura matemática abrangente, o que leva ao tratamento de questões probabilísticas e estatísticas.
Palavras-chave: Educação Matemática. Estatística. Pensamento probabilístico.
Téléchargements
Références
CANTORAL, Ricardo et. al.. Desarrollo del pensamiento matemático. Editorial Trillas: D.F. México, 2003
FELLER, William. An introduction to Probability Theory and its appli-cations. 3. ed., New York: Wiley International Edition, 1968. v. I.
FISCHBEIN, Efraim. The intuitive sources of probabilistic thinking in children. Dordrecht: Reidel, 1975.
HEITELE, Dietger. An epistemological view on Fundamental Stochastic Ideas. Educational Studies in Mathematics. Dordrecht: Reidel, 6(2), p. 187-205, 1975.
LÓPEZ MOJICA, José Marcos. Estocásticos en el segundo grado de educación especial. DME, Cinvestav del IPN.
OJEDA, Ana María. Estrategia para un perfil nuevo de docencia: un en-sayo en la enseñanza de estocásticos. In: FILLOY, Eugenio (Ed.) Matemá-tica Educativa, treinta años: una mirada fugaz, una mirada externa y comprensiva, una mirada actual. México: Santillana, 2006. p. 257-281.
__________. Probabilidad y Estadística en Matemática Educativa. Semina-rio de Investigación. Documento interno. Manuscrito no publicado, Cin-vestav - IPN, México, D.F., México, 2007.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. La génèse de l´idée de Hasard Chez l´enfant. Paris: PUF, 1951. PROGRAMA de estudios de la ENP – Escuela Nacional Preparatoria. México, 1996. (clave 1712).
STEINBRING, Heinz. The construction of new mathematical knowl-edge in classroom interaction. New York: Springer, 2005.