Canções matemáticas: a apreensão do objeto matemático
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2674-9416.2019v2n2p168-182Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar o andamento e os “achados” da minha pesquisa de Doutorado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Federal da Bahia - UFBA, cujo objetivo geral é analisar como as canções matemáticas possibilitam o processo de apreensão de objetos matemáticos na escola. Meu interesse pela temática é por ter vivenciado práticas educativas similares, bem como por achar importante analisar como essa estratégia didática contribui no processo de apreensão do objeto matemático, enquanto um tipo de registro de representação semiótica. De abordagem qualitativa, a pesquisa é uma etnopesquisa-formação, na qual serão utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupos dialógico-cancionais para a coleta de informações. Serão abordados os teóricos que já dão suporte à investigação, dos quais destacamos Macedo (2004;2012), Garnica (2014), Duval (2009; 2011; 2013a; 2013b), Caldas (2013; 2016a; 2016b) e Tatit (2004; 2008; 2016). Os achados ainda se concentram nos suportes literários, haja vista que o contato com os sujeitos ainda está por acontecer.